O que são Domos Geodésicos/Cúpulas Geodésicas?

O que é um Domo Geodésico?

O Domo Geodésico, também conhecido como Cúpula Geodésica ou Tenda Geodésia, é uma cobertura em formato esférico, estruturada com diversas barras de ferro unidas formando triângulos agrupados em pentágonos e hexágonos.

História das Geodésicas

Acredita-se que as Geodésicas são conhecidas e utilizadas pela humanidade desde a idade antiga. Porém, só em meados de 1950 o arquiteto e inventor norte-americano, Robert Fuller Buckminster, conseguiu desenvolver modelos matemáticos para definir a geometria das Geodésicas partindo da observação microscópica dos formatos de vírus e cristais do corpo humano. Com seu novo modelo de cálculo, Buckminster possibilitou a fabricação em escala industrial das estruturas geodésicas. Em 1967 foi realizado seu primeiro grande projeto: a construção da famosa Biosfera de Montreal que media 76 metros de diâmetro.

Ao desenvolver seu modelo matemático, um dos objetivos de Fuller era conseguir maior eficiência, mais resistência, rapidez na montagem, custo reduzido e baixo impacto ambiental ao utilizar menos materiais, em comparação a uma estrutura convencional.

Desde então o Domo Geodésico é utilizado mundialmente em construções para diversas finalidades, desde residências, instalações militares, até grandes espaços para eventos. Hoje as Geodésicas mais famosas do mundo são as do Epcot Center na Disney World (Bay Lake/EUA), Amazon Spheres (Seattle/EUA), e a Biosfera de Montreal (CA).

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *